Desde o surgimento do conceito da indústria 4.0, a simulação vem sendo considerada um dos pilares desta quarta revolução industrial. Além de ser uma incrível ferramenta de redução de custos, atualmente está se transformando em um ponto central indispensável para a virtualização dos processos e funcionando como base para a evolução das tecnologias dentro da indústria atual.
Não somente a simulação como sendo o design de produtos, de máquinas e o desenvolvimento de projetos em 3D, e sim o uso da simulação de forma mais extensa e abrangente, levando em conta a operação de fábrica, sua manufatura e logística, de forma completa.
Através das fábricas virtuais, a simulação deixará de ser somente uma ferramenta de estudo, e funcionará como uma cópia digital, conectada em tempo real ao processo produtivo.
As possibilidades são imensas, entre elas a visualização e controle dos processos pelo ambiente virtual. Imagine, a possibilidade de testar configurações de maquinários e medir seus resultados antes mesmo de implementar qualquer alteração no ambiente real.