Laboratório Lean Simulation

Solução para a melhoria do ensino de engenharia utilizando o Jogo de Tabuleiro para o ensino e prática de Lean Manufacturing juntamente com o Software de Simulação Computacional FlexSim.


Laboratório de Simulação e Lean Manufacturing

O Laboratório conta com a integração destas duas soluções para a melhoria do ensino de Engenharia no País: FlexSim + Lean Board Game. Equipado com o Lean Board Game é capaz de promover a transferência de conhecimento, ou seja, a pessoa aprende também de forma prática e não apenas teórica, pois o laboratório oferece infraestrutura necessária para pesquisa, ensino e realização de trabalhos nas áreas correlatas à Engenharia. Unido ao simulador dinâmico 3D, Flexsim, o Lean Board Game pode auxiliar os alunos e professores a solucionar problemas em ambientes dinâmicos e realizar experimentos para gerar diferentes cenários e alternativas de análise de um processo real.



Estrutura física

O laboratório consiste basicamento de tabuleiros completo do Lean Board Game, computadores equipados com o software Flexsim, além de toda estrutura necessária para ministrar aulas e também para que as equipes de pesquisa possam realizar reuniões para alinhamento de projetos.

Melhoria no ensino das Engenharias

Laboratório baseado em metodologias ativas de ensino (PBL - Problem Based Learning), atende os requisitos do MEC para Laboratórios; contribui para diversas questões do ENADE na avaliação das instituições; e possui o apoio da ABEPRO.
Essa solução possui baixo custo com infraestrutura. Por ser um Laboratório portátil, pode ser utilizado em salas de aula, não necessitando de estrutura física dedicada.Os jogos não possuem itens descartáveis ou de consumo, reduzindo os custos com manutenção.

Onde utilizar?

O Laboratório pode ser utilizado por vários cursos e é multidisciplinar, atendendo disciplinas das engenharias, administração e tecnólogos, tanto na graduação, como na pós-graduação e extensão, com estudos de caso para várias cargas horárias.

Matérias abordadas

O laboratório aborda diversos conceitos e ferramentas relacionadas a diciplinas dos cursos de engenharia, tais como:

  • Projeto de Fábrica;
  • Desenvolvimento de Sistemas de Produção Enxuta;
  • Engenharia Econômica;
  • Processos de Fabricação;
  • Contabilidade e Custos;
  • Planejamento e Controle da Produção;
  • Gestão de Operações;
  • Projeto da Fábrica;
  • Planejamento Estratégico e Jogos de Empresas;
  • Simulação de processos;
  • Gestão da Qualidade e Produtividade;
  • Gestão da Qualidade e Produtividade;
  • Gestão da Produção;
  • Administração de Materiais e Logística;
  • Pesquisa Operacional;
  • Entre outras.

Sobre o Software de Simulação FlexSim

O FlexSim ™ é usado para construir modelos computadorizados em 3 dimensões (3D) que se comportam como os sistemas físicos ou conceituais reais que representam. Utilizado para montagem de modelos de simulação de sistemas complexos e dinâmicos, em diversas áreas do seu negócio: logística, manufatura, embalagem, transportes e saúde. Tendo como objetivo principal solucionar problemas crônicos enfrentados pela indústria através de modelamento 3D e simulação computacional. Melhorando sua performance e reduzindo custos. TOTALMENTE EM 3D, diferente de todos os softwares de simulação contidos no mercado, que permitem ao usuário apenas filmar o seu modelo em terceira dimensão ou renderização posterior a modelagem de lógica, o FlexSim permite ao usuário fazer tudo em 3D, desde a implantação do primeiro objeto no sistema, até a saída da última peça. Dando assim ao modelador, uma visão muito mais ampla sobre o sistema. Portanto, trata-se de uma solução nativa em 3D.

Sobre o Lean Board Game©

O Lean Board Game© é uma ferramenta de ensino de Lean, Gestão Industrial, Manufatura e Engenharia de Produção, baseada na metodologia PBL – Problem Based Learning – Aprendizado por meio de Problemas, onde os participantes são desafiados a melhorar o desempenho de uma fábrica, identificando gargalos, restrições e desperdícios, e devem propor e implementar melhorias no processo para que a fábrica fique mais produtiva e rentável. A Dinâmica ocorre em um tabuleiro, onde estão o chão de fábrica, as informações e os indicadores de desempenho, e no decorrer desta dinâmica, conceitos e ferramentas do Lean Manufacturing são introduzidos e praticados pelos participantes.

Como funciona a dinâmica para o ensino?

Os alunos são apresentados a uma fábrica e a situação em que se encontra. A partir desse cenário, os alunos são desafiados a melhorá-la. A medida que tentam propor soluções, percebem a necessidade de conhecimento e metodologias para suportá-los, desta forma, começam a demandar conceitos (metodologia ativa). A cada conceito ensinado, os alunos aplicam no jogo de tabuleiro e no software de simulação e verificam o impacto nos indicadores de desempenho, inclusive financeiros.

Desafio Lean Simulation 2018

Concurso anual relacionado ao laboratório. Confira as premiações previstas para cada uma das categorias em 2018. A entrega dos prêmios será realizada no ENEGEP, evento anual organizado pela ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção). Entre abaixo no site relacionado ao Concurso: